A catarata é a opacidade da lente intra-ocular natural (cristalino). Sua maior causa é a idade avançada, podendo ser também desencadeada por outros fatores, como traumatismo ocular, diabetes e uso de certos medicamentos.
Quando a catarata leva a um prejuízo na qualidade da visão do paciente, o tratamento consiste na remoção da catarata e o implante de uma lente intra-ocular.
Atualmente existem vários modelos e fabricantes com lentes indicadas para a necessidade de cada paciente (lentes monofocais, lentes multifocais, lentes tóricas e lentes multifocais tóricas).
A técnica cirúrgica mais utilizada é a facoemulsificação do cristalino, com fragmentação e aspiração através de microincisões autoselantes (sem necessidade de sutura).
Na primeira imagem está sinalizada: a catarata e a lente intraocular, na segunda imagem está a incisão (corte) através do qual introduz-se no olho, o aparelho que irá fragmentar e aspirar a catarata, na terceira imagem o outro aparelho que irá inserir a lente intraocular, e na última imagem a lente introduzida está posicionada finalmente.
Na Clinica de Olhos Grimond examinamos o seu caso e orientarmos o momento adequado da cirurgia.
#DraElisaSilvano#Oftalmo#Oftalmologia#ClinicaDeOlhos#catarata#cirurgiadecatarata