O diabetes não é uma doença típica de adultos, na realidade pode ocorrer desde a fase de recém-nascido até a vida adulta.
Em crianças, o diabetes costuma ocorrer em duas faixas etárias: dos 7 a 9 anos e na puberdade. Nestes casos, o diabetes tipo 1 é o mais frequente, enquanto o tipo 2 é raro.
Cada vez mais os jovens apresentam esta doença. Acredita-se na influência de alguns fatores como por exemplo: ganho ponderal excessivo, uso precoce de leite de vaca ou glúten antes de 4 meses de idade.
Os principais sintomas de diabetes em crianças, entre outros, são sede excessiva, micção frequente, aumento do apetite, emagrecimento e cansaço.
Diagnosticar precocemente o diabetes na infância e na adolescência ajuda a controlar a doença, caso contrário, sem tratamento os impactos na saúde ocular podem ocorrer tardiamente entre 10-15 anos de doença.
Podendo até evoluir para um estado grave, conhecido como cetoacidose diabética (uma complicação metabólica aguda do diabetes, potencialmente mortal).
A criança com diabetes pode se desenvolver de forma saudável e ter uma vida plena desde que a doença seja bem controlada, com acompanhamento de equipe de saúde multidisciplinar, inclusive com o médico oftalmologista.
Agende sua consulta diretamente pelo WhatsApp, (segue o link na bio): (021) 98458-5968
Rua Cândido Benício, 1176 – Sala 202, Praça Seca, RJ
#DraElisaSilvano#Oftalmo#Oftalmologia#OftalmoClinica#ClinicaDeOlhos#Olho#Visao#diabetesnainfancia#diabetesnaadolescencia